quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sonoplastia, uma arte pouco conhecida

 Cosme Denilson, Luiz Carlos Alves, Iran Roberto (Pakitão) e Luiz Carlos Barroso

Segundo o jornalista português e professor de jornalismo, Pedro Augusto Laranjeira, o trabalho de um sonoplasta defini-se em criar um "ambiente" em que o som construa a imagem a formar-se na mente do ouvinte, por forma a permitir a sua integração no enredo ou no assunto que se pretende transmitir, de modo a que esse "cenário" dispense a necessidade de narrativa quanto ao que circunda a ação, limitando assim a voz, tanto quanto possível, ao discurso direto.

Osvaldo Gomes, Flávio Roberto (Patinho), Tony Babos e Léo Machado (Índio)

O jornalista também afirma que, o trabalho de um sonoplasta nos dias de hoje em relação a antigamente se direfe apenas na evolução tecnológica que, do passado para o presente, como do presente para o futuro, permite sempre mais e melhores meios para atingir fins. Porém, os princípios são os mesmos. 

Em relação a importancia deste profissional no rádio, Laranjeira diz que nenhum sintetizador se lhe pode substituir, por mais que a técnica evolua, pois trata-se não só de criar sons coerentes com as narrativas, mas de induzir ambiências psicológicas que situem o ouvinte no espírito que se pretende e isso não é um mero trabalho técnico, é uma criação artística.

Djalma Silva, Eduardo Alves (Gandulinha) e Raimundinho

As fotos postadas são de alguns dos profissionais da sonoplastia do rádio AM de Itabuna-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário