quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conselho define rádios que participarão dos novos testes do rádio digital

O Conselho Consultivo do Rádio Digital (CCRD) realizou na terça-feira (25) mais uma reunião para decidir o cronograma dos novos testes para a escolha do padrão para a digitalização do rádio no Brasil. A reunião contou com membros do conselho e representantes dos padrões DRM (europeu) e HD Radio (norte-americano). No encontro também foram definidas as emissoras que irão participar dos testes e o prazo para a análise.

De acordo com o engenheiro Eduardo Cappia (membro do CCRD e do Comitê Técnico da Aesp), os testes serão realizados entre setembro deste ano e janeiro de 2014, com variações admitidas entre datas pelas inerentes características técnicas e operacionais envolvidas em cada situação a ser testada e seus equipamentos. “Os sistemas serão testados em emissoras de FM em alta potência, Radiodifusão Comunitária (RADCOM), Onda Média, e possivelmente também em Ondas Curtas”, ressaltou Cappia

As emissoras FM definidas para o teste de alta potência são a USP FM 93.7 e a Cultura FM 103.3, ambas de São Paulo. “A escolha das estações, além de atender critérios técnicos, visa avaliar os dois sistemas em São Paulo, onde a ocupação espectral é sabidamente a mais congestionada.”, informou o representante do CCRD.

Já as rádios de Onda Média, que foram realizados entre 2008 e 2012, demonstraram as maiores deficiências em resultados principalmente pela alta incidência de ruído elétrico nas cidades teste, optou-se por elencar duas estações em regiões de condutividade elétrica mais homogênea possível e ruído elétrico industrial e urbano mais baixo, adotando-se a Rádio Nacional AM 980 de Brasília e a Rádio Brasil AM 690 de Santa Bárbara D´Oeste, no interior de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário